terça-feira, 2 de novembro de 2010

Liturgia Gnóstica-Herança de Aleister Crowley

Autor: Parciphal Daimonos
(Frater Nedues Azerate 2° = 9° O.T.O.M.)

93

Líber Al Vel Legis, ou o Livro da Lei, é a base fundamental da magia e filosofia thelêmica, o qual foi recebido por Aleister Crowley através de sua esposa, Rose Kely, nos dias 8, 9 e 10 de abril de 1904 no Egito, Cairo.
Arnold Krumm Heller, conhecido entre os samaelianoss como Mestre Huiracocha, foi quem entregou a Vítor Manuel Gomes (vulgo, Samael Aun Weor) os quatro primeiros rituais da liturgia gnóstica samaeliana.
Muitos missionários, bispos, sacerdotes e instrutores dos diversos movimentos samaelianos afirmam que são rituais praticados no antigo egito e nas catacumbas de roma, pelos gnósticos, chegando a afirmar que vieram do antigo egito, e que o personagem fictício denominado Jesus, teria só acrescentado o rito do pão e vinho.
Mentirosos e farsantes, pois quem lê a liturgia samaeliana, não encontra outra coisa se não diversos parágrafos do Líber Al Vel Legis, o Livro da Lei thelêmica.
Diversos defensores de Samael de internet são mentirosos, pois até agora não sabe explicar porquê os textos da liturgia samaeliana são de Líber Al Vel Legis e não das fontes que eles citam.
Existe inclusive comunidade criada para refutar os argumentos, tudo o que eles possuem são fofocas da vida alheia, não conhece nada sobre ocultismo além das mentiras que eles inventam.
Essa é a liturgia samaeliana, ao qual samael tinha como o que há de mais sagrado, trechos de Líber Al Vel Legis, de Aleister Crowley.

Veja que a Liturgia é algo que há de mais sagrado na doutrina samaeliana:


aqui é mencionado um trecho da Liturgia de forma inspirada por uma palestrante.


Um vídeo samaeliano,veja que é a conjuração da Liturgia publicada no blog,mostrando que se trata realmente do conteúdo da Liturgia Gnóstica deixada por Samael.

Está exposto no Blog para quem quiser ver, em breve, toda a liturgia estará a disposição dos estudantes para que tirem suas próprias conclusões, sem depender destes farsantes mentirosos e picaretas, que de Gnosis não sabem é nada.
Inclusive, vamos escanear todas as páginas, para que confiram ser do livro mesmo.
Os rituais de primeiro e segundo grau já estão lá, completos, e com parágrafos de Líber Al Vel Legis.
.
Líber Al Vel Legis em PDF
http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/libri/liber_all.pdf
 Para que todos possam conferir por si mesmos, sem interferências de mentirosos e picaretas fanáticos.
.

Uma observação:
sobre o comentário acima:
"Os rituais de primeiro e segundo grau já estão lá, completos, e com parágrafos de Líber Al Vel Legis."
.
Eu quis dizer, como foi dito acima, que no texto da liturgia há parágrafos de Aleister Crowley, não vamos adicionar nenhum texto que não seja da própria liturgia, só acrescentamos notas para observação, estas estão em itálico, sempre avisadas.

As Palavras do Próprio Arnold Krumm Heller:
.
Vamos ver o que diz agora Krumm Heller em seu livro:
"Os ensinamentos da antiga Fraternidade Rosacruz" sobre seu dito mestre:

"Meus mestres foram Eliphas Levi e Papus, e graças a eles eu poderia decifrar os segredos da Magia. Dr. Hartman tem nos ensinado na Alemanha, a parte esotérica da Bíblia e da Igreja Cristã. Outro mestre que teve maior influência sobre mim foi o Mestre Therion, ele me deu a sua obra "Liber Aleph Vel CXI".

O texto original em espanhol de Krumm-Heller(Huiracocha) do livro "Las Enseñanzas de la Antigua Fraternidad Rosacruz":

« Mis maestros fueron Eliphas Levi y Papus , y gracias a ellos pude descifrar los arcanos de la Magia. El Dr. Hartman nos enseñó en Alemania la parte esotérica de la Biblia y de la Iglesia Cristiana. Otro maestro que ejerció mayor influencia sobre mí fue el Maestro Therion , que me regaló su obra «Liber Aleph vel CXI ».

De Onde Veio A Prática de Retrospecção?

Ao que parece, essa herança é bem maior que os quatro primeiros rituais da liturgia samaeliana, os quais foram inspirados no livro da Lei de Aleister Crowley.
Nas práticas,não só pelo foco dado na magia sexual, podemos encontrar mais do que semelhança.
Mais especificamente, na prática de Retrospecção podemos encontrar a mesma prática recomendada por Samael em um documento da Astrum Argentum, uma ordem puramente Thelêmica, da qual Arnold Krumm Heller fez parte (nunca existiu Arcanum Arcanorum ).
Aqui vai o link com o texto de Lïber ThIShARB Viae Memoriae, que influênciou a prática de retrospecção ensinada por Samael (ou será a mesma prática?).
http://hadnu.com/libri/liber-thisharb



Outras Fontes de inspiração samaeliana em Thelema

De Lege Libellum Luz, Amor, Vida e Liberdade, usados na liturgia samaeliana
http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/libri/liber_150.pdf

Líber Al Vel Legis, em grande parte utilizado por Huiracocha para formular os rituais usados por Samael
http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/libri/liber_all.pdf

Líber Librae, conceito dos elementos da natureza plagiado por Samael
http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/libri/liber30.pdf

Nesse blog encontra-se a comparação entre os rituais da Liturgia com os ritos thelêmicos.

A O.T.O. e a Fraternitas Rosicruciana Antiqua (F.R.A.)

Arnoldo Krumm-Heller recebeu uma autorização de Reuss em 1908 e fundou a sua F.R.A. em 1927. A F.R.A. estava sobretudo activa na América Latina, mas tinha também ramificações em Espanha, Alemanha e Austria. Quando Krumm-Heller se encontrou com Crowley e Germer na Alemanha em 1930, alguns rituais tinham referências Thelemicas (5*). Krumm-Heller também se tornou um ("verdadeiro") Bispo Gnostico em 1939, mas após a sua morte em 1949 a F.R.A. dividiu-se em numerosos grupos. Em 1963, Metzger tentou, mais uma vez em vão, fazer com que esses grupos se submetessem à sua autoridade.
Apesar disso, actualmente diversos grupos F.R.A. estão ligados ou a Metzger ou à O.T.O.A.
Fonte abaixo:
http://user.cyberlink.ch/~koenig/intro_pt.htm

Theodor Reuss e suas ligações com Thelema

Temos visto afirmaçòes de que Theodor Reuss é o que os Samaelianos definem como "Mago Branco" (ou pelo menos andam insinuando isso).
Apresentamos aqui, comprovação de que Theodor Reuss, à princípio aceitou a Lei THelêmica de Aleister Crowley, chegando a abrir uma loja da O.T.O. em uma comunidade naturalista onde praticava-se o "amor livre", ou seja, o clásico ninguém é de ninguém, todos tem relacionamento sexual poligâmico dentro da comunidade naturalista aclamada pelo "mago branco"Theodor Reuss.
Vêmos claramente que a magia sexual ensinada por Theodor Reuss não difere nada da ensinada por Aleister Crowley, derrubando por terra as insinuações absurdas de certos samaelianos sobre a suposta supra-sexualidade-samaeliana de Arnold Krumm Heller e Theodor Reuss.
Não foi nada fraterno da parte desses indivíduos supor coisas que não conhece, insinuar coisas sem possuir as fontes, tudo para sustentar a ilusão fraudulenta de uma gnose samaeliana sem influência de Crowley.

http://www.gusto-graeser.info/Monteverita/Darstellungen/IdaHoffmannHenriOedenkoven_%20doA_Brasil.pdf


Bem, as próprias declarações de Arnold Krumm Heller sobre Aleister Crowley nos fazem pensar diferente, também o fato de A F.R.A. aderiu a lei Thelêmica em muitas de suas ordens ( e isso não é nada devido ao Parcifal Krumm Heler ).
Pode ser que ele não tenha tido uma grande atividade ou presença em Thelema, como um Marcelo Motta ou um Euclydes Lacerda, mas as aspirações de seu espírito apontavam para a lei thelêmica, se não, por quê tantos trechos de Líber Al Vel Legis espalhados na LIturgia?
Porquê tantas nuances enrustidas de Thelema, afirmada inúmeras vezes por Samael?
NOSSO LEMA DIVISA É THELEMA....
(vão ver isso na Missa Gnóstica da Liturgia)

Também, estranhas coincidências, como o texto de Líber Librae e Doutrina secreta de Anahuac?
O mais estranho, é que sempre foi citado tão somente o tal Livro dos Mortos do Egito, como fonte da liturgia, e mais nada, o mais estranho é porquê isso.
Os títulos de grau dentro da Astrum Argentum estão dispostos na Árvore da Vida.

http://www.astrumargentum.org/

Como se pode ver, há três divisões, G.'.D.'. R.'.C.'. e S.'.S.'. essas divisões significam que a Astrum Argentum em si tem o conhecimento dessas três escolas.
Não existe nenhuma Alusão a Arcanum Arcanorum no que se refere aos graus, e os títulos estão aí, não há nenhum grau chamado Arcanum Arcanorum.
Arcanum Arcanorum, se existir, é só outra alusão para a mesma Astrum Argentum de Aleister Crowley, Assim como em documentos thelêmicos encontramos Astrum Argos.
Não existe facção separada dentro da Astrum Argentum, na Astrum Argentum não há meio termo, ou se é, ou não é.
Qualquer pessoa que fale da existência de uma suposta Arcanum Arcanorum, que trabalha separado da Astrum Argentum, ou está enganado, ou está enganando.
Sobre as divisões, para que não "confundam" as siglas, no segunte texto do site temos a explicação:

"De caráter puramente espiritual, a A.·. A.·. é dividida em três principais ordens a saber:

- A Golden Dawn (não é a antiga ordem) - que compreende os graus de Neófito ao grau de Dominus Liminus (ou não).

- A R.·.C.·. - que compreende os graus de Adeptus Minor a Adeptus Exemptus.

- A S.·.S.·. (ou Silver Star ou Collegium Summum) - a manifestação acima do abismo, que compreende os graus de Magister Templi a Ipsissimus, é a mesma para todas as Fraternidades Brancas e onde, tradicionalmente, estão os Chefes Secretos da Ordem."

R.'.C.'. como todos sabem, é Rosa Cruz.

Há ainda mais explicações sobre o nome no texto.
.
http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/aa.htm

Logo, como dito acima, Arnold Krumm Heller teve Aleister Crowley, e consequentemente a Lei Thelêmica como referência em muito de seu trabalho.
Até mesmo uma pequena passagem do Ritual de Iniciação de Neófitos da liturgia samaeliana tem semelhanças com textos de Aleister Crowley.
Com certeza, Samael não era thelemita, mas tinha como algo de mais sagrado a liturgia samaeliana, a qual é carregada de elementos do Livro da Lei.


Samael não era thelemita, mas mesmo assim, tinha a liturgia como o que há de mais sagrado (textos de Aleister Crowley), e o fato de ele ter feito os útimos rituais baseados em outra referência, não apaga o fato de ele ter a liturgia samaeliana como um todo igualmente importante.
Samael tinha um discurso de pseudo liberdade inúmeras vezes apoiado em seus textos pelo escrito no Templo de Delphos, "Conhece a ti mesmo e conhecerás os Deuses", bases com as quais afirmava que se deve "despertar" primeiro o Deus interior (vulgo Cristo Íntimo), porém contraditóriamente apontava como primordial a obediência cega à um Deus exterior e alienígena à consciência do candidato, visto que (este Deus) é colocado como pessoa à parte do indivíduo.
Com o que digo, não afirmo que Samael seja thelemita, embora Krumm Heller pareça indeciso quanto a essa questão.
O fato que afirmo é simples, a origem do que Samael afirma como o que há de mais sagrado é justamente o que seus discípulos mais abominam, e ele nunca mencionou Aleister Crowley assim como fez com outros de seus colegas.
Ninguém da direção dos movimentos samaelianos fala da origem da Liturgia como ela foi na verdade.
Ao invés disso, resumem-se a mentir que são rituais do antigo Egito, fato esse que torna 90% dos bispos, vigários e sacerdotes da igreja gnóstica samaeliana um bando de mentirosos e farsantes.


9.3 = 3.3.3
93, 93/93