terça-feira, 2 de novembro de 2010

As Instituições Gnósticas

continuação,extraído do texto "Por que abandonei a Gnosis"
Do site de prof. José Maria Herrou Aragón

(samaelaunweor.gnosis)
Tradução:Soraia Oliveira


As instituições gnósticas são um verdadeiro quebra cabeças. Ao morrer Samael, a gnosis se divide em muitíssimos grupos e sub grupos. Hoje, a mais de 25 anos desse evento, existem muitas ramificações da gnosis. Obviamente,quase todas creem ser as verdadeiras sucessoras, as que contam com o apoio da Loja Branca,  e consideram as demais escolas como falsas e traidoras (clara mostra do fanatismo e estreiteza mental da maioria de seus membros). Vejamos uma pequena mostra das muitas divisões.Talvez haja alguns pequenos erros em alguma data,só é para dar uma mostra do que é hoje a gnosis, cremos que não vale a pena entrar em demasiados detalhes,muito menos escrever as acusações que alguns grupos se lançam entre si ou dar detalhes das misérias pessoais de seus líderes.

1.Movimento Gnóstico Cristão Universal(Nova Ordem) dirigido por Rabolú.

2.AGEACAC(Associação Gnóstica de Estudos de Antropologia e Ciência,Associação Civil),dirigida por uma das filhas de Samael logo ao separar-se de sua mãe Litelantes.

3.AGEAC (Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos,Científicos e Culturais),dirigido por Oscar Uzcátegui .

4.IGA (Instituto Gnóstico de Antropologia),dirigido por um dos filhos de Samael ao morrer Litelantes.

5.CIAG(Círculo de Investigações de Antropologia Gnóstica),pertenciam ao IGA,mas se separaram logo que morreu Litelantes,devido a que bateram de frente com o filho de Samael.

6.CEG(Centro de Estudos Gnósticos),criado por Ernesto Barón,logo aqo se separar-se do IGA ou da AGEACAC.

7.Associação Gnóstica Pistis Sophia,criada por Cloris Rojo , ex-esposa de Ernesto Baron .

8.Igreja Gnóstica,fundada por Gargha Kuichines e aparentemente agora dirigida por seu filho.

9.Outra Igreja Gnóstica,aparentemente separada da anterior e dirigida pelo "mestre Hi shing".

10.Instituto Cultural Gnóstico fundadas pelo "mestre Lakhsmi",aparentemente discípulo de Gargha Kuichines e considerado o restaurador da gnosis, acompanhado pelos mestres Tahuil,Luz Alba,Sardis,Liz Minerva.

11.Igreja Tao Cristica Universal dirigida por Kelium Zeus Induceus,seu filho Joab Bator Beor,que diz ser a encarnação de Samael.

12.IGEOM(Igreja Gnóstica Essênia da Ordem de Melkisedek), dirigida pelo mestre K. Arkaon Zanoni Phidluz, o Talwa Manú, aparentemente um ex discípulo de Kelium Zeus Induceus.

Paramos por aqui por que isso já dá asco. Alguém poderia dizer: Bom,é normal, toda seita,toda religião se divide em muitos fragmentos quando morre seu fundador. E é totalmente certo, mas há alguns detalhes que resultam interessantes, vejamos: Em vida, Samael reconhece pelo menos a três de seus associados como verdadeiros mestres da loja branca: Sua esposa Litelantes, e seus discípulos Gargha Kuichines e Rabolú. O insólito é que, ao morrer Samael esses três "mestres" não só se dividem entre si, senão que também se mostram em total desacordo, chegando em alguns casos a lançar-se terríveis acusações que não transcreveremos aqui.
Então perguntamos:Por que,se essas três pessoas são mestres se dividem e vai cada um para seu lado fundar suas próprias instituições,criticando-se entre eles?? Acaso não são mestres da Loja Branca??

Segundo a gnosis todo mestre tem plenas capacidades de viver conscientemente nos mundos superiores e receber ordens diretas da loja branca. Se essas três pessoas recebiam ordens diretas da loja branca, por que estão em desacordo no mundo físico??
A conclusão totalmente obvia é que, se essas três pessoas estão em desacordo total, ao menos duas delas estão equivocadas. Portanto, pelo menos dois desses três mestres são falsos (ou os três no pior dos casos).
A reação do gnóstico como mecanismo de defesa é dizer:"O que eu sigo é um mestre verdadeiro(ou seja,Litelantes,Gargha Kuichines ou Rabolú),os outros dois são falsos e/ou traidores".Mas estão se esquecendo do principal:que Samael assegurou que os três são mestres. Portanto, indiretamente está admitindo que Samael (o principal líder) mentiu conscientemente ou se equivocou, ao qual demonstra que ele tampouco foi um mestre.Alguns remendam isso dizendo que essas pessoas eram mestres no interno,porém que sua alma humana (bodhisattwa) todavia não havia encarnado ao mestre interno e por isso caíram no erro. Mas vejamos o que disse Samael em "Noções Fundamentais":

"Quando a um bodhisattwa se lhe diz que ele é um mestre,se perde,se causa dano,se acompleja...Quando um clarividente descobre que o íntimo(o espírito) de alguma pessoa é mestre,o melhor é calar,para não prejudicar a outra pessoa.Quando alguém chega a saber que seu ser interno é mestre,se enche de orgulho e soberba...O clarividente deve ser prudente e antes de anunciar a um mestre,aguardar com paciência muitos anos para ver como se comporta na vida o homem de carne e osso,o bodhisattwa terrenal.O mestre pode ser muito grande lá em cima,mas o homem de carne e osso aqui embaixo é perigoso."

Isto nos mostra algo muito interessante: O que muitos crêem é que talvez essas pessoas eram somente bodhisattwas, por isso caíram no erro. Mas essa possibilidade nos mostraria algo ainda mais grave:  Samael anunciou a esses mestres antes de que a alma humana (bodisattwa) encarne ao mestre, causando-lhes um grave dano e contradizendo seu próprio ensinamento (voltem a ler o parágrafo anterior). Todas essas possibilidades indicam algo inquestionável. De qualquer maneira que um o queira ver,a conclusão é que há algo que não encaixa.

Samael e o Papa Pio XII

No livro intitulado "O coração do Mestre" escrito por Salazar Bañol,um discípulo de Samael, o autor menciona uma carta que Samael enviou ao Papa Pio XII(isso foi em 1958). Essa carta podemos conseguir através da AGEACAC(Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos e Culturais,Arte e Ciência), e transcrevemos algumas partes abaixo:

"Sua Santidade Pio XII,Excelentíssmo Senhor: Queira aceitar nossos cumprimentos e felicitações.Permita-nos transmitir Sua Santidade a Epístola de paz.Rogamos a todas as escolas e religiões do mundo,estudar a fundo sem sectarismos,prévios fundamentais contidos nesta Epístola ...Axiomaticamente podemos afirmar que sobre a pedra da caridade se levantará a nova era...A intolerância religiosa é falta de caridade,os ciúmes religiosos são falta de caridade.Quando criticamos a religião dos outros pecamos contra a Caridade Cristã(justo ele dizendo isso!!!!)...A religião que nestes instantes predique a heresia da separatividade,cairá e perecerá,inevitavelmente.Chegou a hora de revisar nossos valores morais.Nenhuma religião é absoluta.Se alguma religião,escola,seita ou ordem fosse única e absoluta,só existiria ela no mundo.Não existiria nenhuma outra.Só a união de todos os credos,Escolas e Seitas poderá deter a avalanche brutal do Ateísmo Marxista(então por que ele diz no livro "Rosa Ignea": "Estou só lutando contra todas as escolas,contra todas as religiões,contra todas as seitas do mundo" ?????).A união de todas as religiões e escolas só é possível com um órgão central,imparcial,neutro,desprovido absolutamente de todo sectarismo.Esse órgão central,está constituído por mais de cem mil pessoas que amam a paz.Três movimentos internacionais,formam a estrutura maravilhosa deste órgão central.O nome desses três movimentos são:MOVIMENTO GNÓSTICO,MOVIMENTO ARIABARTA ASHRAMA e MOVIMENTO ECUMÊNICO HUMANISTA LATINO.Estes três movimentos são um Triângulo Neutro Perfeito.Todas as religiões e escolas espirituais podem associar-se ao triângulo.A união de todas as religiões e escolas espirituais,é um exército poderoso,invencível.É o exército de salvação.(Ou seja,Samael se oferece para a humilde missão de ser o centro de todas as religiões e escolas espirituais.Que delírios de grandeza! Seguro que é neutro? Seguro de que está desprovido de sectarismo?)Se as religiões querem sobreviver ao avanço do Materialismo Comunista,devem unir-se imediatamente para organizar o "EXÉRCITO DE SALVAÇÃO MUNDIAL".O orgulho religioso,a intolerância e a não cooperação com todos os credos,Escolas e Seitas,significa morte inevitável de toda religião nesses instantes de perigo comunistra.Todo reino dividido será destruído,se as religiões não se unem serão destruídas." SAW


Que belos ideais! Unir todas as religiões e credos! Porém só são aparências, vejamos o que escreveu dois anos antes em "Os Mistérios Maiores":
"Outros querem unir membros de todas as organizações,para formar a Grande Fraternidade Universal.Estes monopolizadores de escolas são verdadeiros mercadores de almas...Com o pretexto de reunir todas as escolas,credos e religiões,seduzem aos incautos.Na presença desses tenebrosos temos que vigiar melhor nossas carteiras...Isso de querer unir e associar escolas de fornicários e rameiras,é o cúmulo do absurdo.A nova era se iniciará a sangue e fogo.A nova era significa "morte" para as escolas espiritualistas desse ciclo."
(Mistérios Maiores)

Porém isso não é nada,vejamos o que disse Samael também dois anos antes dessa bela carta sobre o Papa e o Vaticano:

"O Vaticano é cheio de riquezas.Todo o ouro do Vaticano tem sido conseguido com o sangue do Mártir do Calvário.Os Místicos iluminados pelo Espírito Santo sabem que o Papa Pio XII(sim,ele mesmo),tem a marca da besta na testa e nas mãos,Os Místicos iluminados pelo Espírito Santo sabem que o Papa é um demônio do abismo.Um demônio que tem corpo de carne e osso.Um demônio encarnado...Vamos plantar a bandeira gnóstica sobre as ruínas fumegantes do Vaticano.À batalha! à batalha! à batalha! Vamos lutar contra toda a podridão,mal e perversidade desses tempos."SAW

Samael tratando ao demônio sobre o título de "excelentíssmo","sua santidade"? Negociando com Satanás? É Samael um perfeito hipócrita e mentiroso e um desequilibrado mental muito grave?

O gnóstico, sua vida, sua forma de ser

Antes de finalizar é interessante descrever um pouco as pessoas que formam parte das escolas,esclarecendo que não falamos de casos particulares,senão que de forma geral, sabendo que sempre há muitas excessões:

  • A maioria dos gnósticos são boas pessoas, muito crédulos e tem boas intensões.
  • Muitíssimos gnósticos são grandes fanáticos frente ao ensinamento dos "mestres".
  • Muitíssimos gnósticos são de mente muito fechada e crêem estar sempre do lado da verdade quando julgam as demais instituições gnósticas e os demais ensinamentos "esotéricos".
  • A lógica desses gnósticos:se uma pessoa está do outro lado, está indo mal.,então é a lei do karma que o está castigando;se lhe vai bem,é por que a loja negra lhe está pagando os favores. Se uma pessoa está desse lado (gnosis samaeliana) e vai mal,é por que está passando provas muito duras, se vai bem é por que a lei divina o está recompensando.Seja como for, os gnósticos sempre encontram razões para acomodar suas crenças.
  • Encontramos nos gnósticos,como em qualquer religião,a uma pessoa que precisa de um grupo ou de algum ensinamento que lhe dê segurança de estar na verdade absoluta.

Para refletir:

  • Quando um gnóstico adoece deve recorrer (se é sensato) aos médicos fornicários da medicina oficial.Há pouco, um líder gnóstico a nível mundial teve que recorrer a medicina oficial para salvar sua vida. Lhe realizaram uma complicada operação. Onde estão os médicos gnósticos que realizam milagres, que nem sequer são conhecidos pelos líderes mundiais da gnosis?
  • Quando um gnóstico deve viajar, recorre a aviões e automóveis, incluindo os líderes "iniciados e mestres".Por que não viajam através da "quarta vertical" em "estado de Jinas",se "é mais fácil do que tomar um copo com água"?
  • Por que tantos "mestres" e líderes gnósticos se combatem entre si e se seguem dividindo os grupos?20 anos ou mais de gnosis e todavia não sabem sair em corpo astral para consultar ao "avatara" ou ao mesmíssimo Jesus Cristo? Ou eles sim saem em corpo astral,mas não encontram os mestres em parte nenhuma?
  • Por que ao ver os gnósticos de 15,20 ou 25 anos,vemos uma pessoa com defeitos como qualquer uma? Isso não seria nada, o pior é que essas pessoas geralmente tem uma mente muito fechada, estruturada e cheia de fanatismos, como qualquer religioso. Não sei se se deram conta que os métodos gnósticos para "eliminar o ego" são um fracasso, e o único que se logra é reprimir certos elementos psicológicos mediante a condenação, enviando-os às profundidades do inconsciente, para manifestar-se muito mais tarde de maneiras mais complexas.
Sem "poderes iniciáticos" e sem uma "verdadeira consciência desperta", o gnóstico geralmente utiliza a gnosis como um refúgio psicológico para todas as suas debilidades. A gnosis se converte em mais uma religião: o gnóstico, ao invés de adorar santos adora aos "mestres",em vez de ir à igreja,vão aos "rituais esotéricos",em vez de aceitar dogmas de fé, crêem cegamente nos livros de Samael,aceitando coisas que jamais pode comprovarem vez de rezar rosários intermináveis,realiza cadeias, que às vezes se estendem por várias horas, para lograr "máximos benefícios esotéricos", e que tem o maravilhoso efeito de "queimar karma".