terça-feira, 2 de novembro de 2010

Fontes do Ensinamento de Samael

Um resumo dos fatos concretos que desautorizam a gnosis e à Samael como reais fontes de sabedoria.

Da postagem do texto:"Por que abandonei a gnosis"
Do site de prof. José Maria Herrou Aragón
(samaelaunweor.gnosis)

"Mestre,por que você para escrever não requer livros de consulta,nem possui biblioteca alguma?

Por que não sou intelectual nem quero sê-lo".
(A Revolução de Bel)
Falso

"Conheço demasiado aos pseudo-espiritualistas teorizantes do mundo...Sei de memória todas as suas teorias,conheço todas as suas bibliotecas."
(Rosa Ignea)
Verdadeiro

A gnosis não é um ensinamento "original",e sim que é uma recopilação mais ou menos adulterada de várias doutrinas.Para os gnósticos,a gnosis é uma síntese,porém se nos aprofundamos vemos que mais é uma "mescla" onde as distintas partes não se coordenam completamente.Isso não é notado pelo gnóstico superficial que não estudou a fundo a gnosis,porém é evidente para quem estudou a maioria dos livros de Samael.

Vamos aos detalhes:

Gurdieff e Ouspensky

Grande parte do livro "Psicologia Revolucionária" e a totalidade do capítulo "A transformação das impressões" de "A Revolução da Dialética" é uma cópia adaptada dos textos do livro "Comentários Psicológicos sobre os ensinamentos de Gurdieff e Ouspensky Vol.I" de Nicoll.Em geral,quase todos os livros de Samael posteriores a 1960 estão muito influenciados pelos ensinamentos de Gurdieff.Os temas que Samael tomou dessa doutrina são:

  • A doutrina de muitos eus,a essência e a personalidade;
  • A auto observação,a recordação de si,o sonho e a identificação;
  • Os sete cosmos;
  • O quarto caminho;
  • A lei de três e a lei de sete;
  • Os hidrogênios;
  • Os centros da máquina humana;
  • O experimento solar;
  • O nível de ser;
  • A transformação das impressões e o choque consciente,etc.;
  • A criação dos corpos existenciais;
  • O órgão kundartiguador.
Apesar de que Samael utiliza exatamente os mesmos termos que Gurdieff,nega que tenha tomado os textos dele:
"Disseram alguns que eu tomei a doutrina do eu pluralizado Senhor Gurdieff,Gurdieff a tomou do Tibet e eu a tomei do Egito".(conferência impressa no livro "Psicologia do Trabalho Interior").É evidente que quando se utilizam exatamente os mesmos termos para expressar suas idéias,e sobre tudo quando há cópias de textos(como se menciona mais acima),já não há margem de equívocos:Samael sim toma indubitavelmente muito de suas idéias e de seus termos do senhor Gurdieff,portanto está mentindo.Por que não é mais humilde e confessa que tirou coisas de Gurdieff,em vez de negá-lo em público,passando por mentiroso diante das pessoas que conhecem o tema?Não só isso,pelas dúvidas que alguém suspeite,Samael inverte os papéis e afirma que ele foi o mestre de Gurdieff(em antigas existências,já que Gurdieff começou a ensinar antes que Samael nascesse):"Em antigas existências,esteve sob minha instrução,porém em sua última existência,pois ele,como queria que estava com idéias opostas,duvidou também de sua Divina Mãe.Esse foi seu erro,Esse!"

Teosofia

Apesar de que em muitos de seus livros denigre totalmente ao teosofismo,opina que sua fundadora,Madame Blavatsky,é uma grande mestra(uma de suas tantas contradições).Samael pertenceu à teosofia(ele mesmo o disse) e essa doutrina também forma parte da gnosis:

  • A veneração aos mestres da Loja Branca,especialmente Mória e Koot-Hoomi(ou Kuthumi).
  • As cinco raças;
  • Os corpos internos;
  • Os corpos astral,mental,etc.;
  • A meditação e exercícios similares;
  • As iniciações,etc.
Rosacrucionismo e esoterismo ocidental

Samael também toma elementos de personagens rosacruzes ou do esoterismo ocidental,muito especialmente de Krumm Heller(Huiracocha),Eliphas Levi,Jorge Adoum,Rudolf Steiner,etc.Entre os temas estão:

  • O uso de certos mantras,conjurações,exorcismos e rituais,cadeias,etc.
  • A prática das runas,de Krumm Heller;
  • Práticas sexuais esotéricas de Krumm Heller especialmente;
  • A projeção astral.
Krishnamurti


O ensinamento de Krishnamurti não se presta muito a fazer parte da gnosis.No entanto,podemos ver que Krishnamurti influiu nos ensinamentos de Samael com frases como:a revolução psicológica,morrer de instante a instante,a mente como instrumento do "eu",etc.Mas vejamos mais detalhado:

Os primeiros 19 capítulos do livro "Educação Fundamental" de Samael é plágio,ainda um pouco modificado,de "A Arte de Viver" de Krishnamurti.É gracioso que na parte onde Krishnamurti diz que não fazem falta as autoridades espirituais,Samael o corrige:

"É estúpido dizer que não se necessitam mestres e guias espirituais...Devemos reconhecer nossa própria inferioridade e miséria.Devemos compreender que necessitamos autoridades,mestres,instrutores espirituais". Em outras palavras ele está dizendo:"Vocês não são nada,são miseráveis,precisam de mim que sou seu mestre".

Também escreve Samael:"Em qualquer formigueiro existe autoridade e leis".Portanto está considerando a seus discípulos como formigas sem nenhum tipo de criatividade e iniciativa.Até o final de sua vida,especialmente na "Revolução da Dialética",se notam muitos elementos dos ensinamentos de Krishnamurti:A inutilidade de esforçar a mente para lograr um resultado,a barreira dos conceitos para atingir o despertar,etc.No entanto,muitíssimos anos antes declara em seu livro Vontade Cristo:"Krishnamurti não foi senão um analfabeto ignorante,que só supõe ver a Vontade Humana porém não supõe ver a Vontade-Cristo".(É notável que aqui usa a palavra "analfabeto" de forma depreciativa,enquanto que em outros lados assegura que muitíssimos mestres são totalmente analfabetos).


Mas em Noções Fundamentais diz: "O espírito de Krishnamurti é um budha...A alma de Krishnamurti é um Bodhisattva...Krishnamurti já encarnou seu resplandescente Dragão de Sabedoria,seu Rayo particular,seu próprio Cristo Interno".Mas lamentavelmente,segundo Samael,"Krishnamurti tem um trauma psicológico".

Que confusão! É um igrorante,um analfabeto,um buda,mas com um trauma! Um Cristo que não supõe ver a Vontade Cristo! E ainda lhe copia seus ensinamentos!

Outras fontes

Os capítulos sobre yoga dos sonhos de "A Doutrina Secreta de Anahuac" São cópias adaptadas de um comentário sobre sonhos de Maurice Nicoll(que toma suas idéias de Carl Jung),de vários capítulos de um livro chamado "Yoga e Sexo" de Omar Garrison,misturado com algumas frases copiadas de "Beethoven Teósofo" de Mário Roso de Luna.

Samael Toma ensinamentos de Sivananda,Vivekananda e outros yogues orientais sobre pranayama,a Mãe Kundalini,sistemas de meditação,repressão sexual,etc.

Esclarecimentos e conclusões:Com tudo isso queremos dizer que a gnosis é de forma total uma cópia de outras doutrinas.É verdade que Samael também põe seus prórios ensinamentos.O principal problema é que ao misturar tudo isso,a gnosis perde coerência,os temas são tratados de forma muito superficial,as distintas idéias se contradizem entre si,e ainda por cima Samael se contradiz inumeráveis vezes ao longo de toda a sua obra.Tudo isso faz do ensinamento gnóstico um conjunto de idéias que não concordam entre si e que provocam muita confusão entre os estudantes e até nos instrutores.

Veja o texto "Contradições dos ensinamentos de Samael",nesse mesmo blog,que é uma continuação do mesmo texto,foi separado para ficar mais organizado.