terça-feira, 5 de julho de 2011

Quem é Samael, segundo as escrituras

Autora: Soraia Oliveira


Segundo a etimologia, Samael significa Veneno (sam) de Deus (El). Também é chamado de acusador, sedutor, deus-cego e destruidor.








Dizem os seguidores samaelianos que samael seria um anjo caído, mas que se ascendeu para "salvar" a humanidade e "corrigir" a todos os outros ocultistas "equivocados". Segundo Samael,a humanidade estava a um passo do "abismo", e que todos estariam condenados pela "Lei Divina".
Mas segundo todas as escrituras, Samael seria um demônio da mentira, acusador, deus cego e destruidor.

Não existe nenhuma passagem nessas escrituras antigas, principalmente em se tratando da gnose primitiva, que isso ocorreria, ou que isso seria possível.
Diante disso,apenas temos como prova ou evidência de que Samael diz ser quem é a palavra dele e de seus discípulos. Mas falar eu também posso, posso dizer por aí que sou a encarnação de uma deusa qualquer que veio "consertar" o mundo,mas aí provar isso é mais complicado.
Como ele disse que o ensinamento que disseminava se tratava de "gnose",então poderíamos encontrar essas provas nos evangelhos gnósticos primitivos, mas lá também não encontramos nada a respeito disso, o que nos faz concluir que o que ele diz ser "gnose" pode não se tratar de gnose, por que ele diz que a gnose é o que ele diz, mas segundo os evangelhos gnósticos primitivos, ele é o demônio demiurgo, o contrário da gnose primitiva.
 Também podemos evidenciar que os plágios de Vítor Manuel Gomes é impressionante, ele teve a habilidade de misturar paganismo (religiões antigas), gnose primitiva e cristianismo. Uma salada difícil de misturar, por que em muitos aspectos, um pode contrariar o outro, por que, por exemplo, o paganismo (nome dado pelos cristãos a todos aqueles que não eram cristãos) seria o contrário do cristianismo, inclusive, em tempos antigos, os pagãos eram considerados pessoas que serviam aos demônios.

Observem as escrituras,e confiram tudo,não permaneçam com dúvidas ou com desconfianças,basta fazer uma simples pesquisa no google:

http://www.madras.com.br/Default.aspx?cd_produto=1059http://pt.wikipedia.org/wiki/Samael
http://www.ocultura.org.br/index.php/Samael
http://www.astrologosastrologia.com.pt/Lilith_sucubus.htm
http://no.comunidades.net/sites/lad/ladylilith/index.php?pagina=1158185496

Tem mais um monte,basta pesquisar,e verificar que se trata de algo conhecido por todos.


nas tradições Judaicas e Cabalah

Na Cabala é um dos 7 Anjos que estão diante do Trono de Deus (como mencionados no Apocalipse de São João) são representações dos Poderes Divinos. Tais poderes cósmicos podem ser polarizados tanto positiva quanto negativamente dentro do ser humano. A Polaridade negativa da energia cósmica de Samael é simbolizada por um anjo caído, cuja consorte é Lilith.

Nas tradições judaicas Samael é identificado como o Anjo da Morte, o chefe do quinto céu e um dos sete regentes do mundo material servido por milhões de anjos.

Conta-se que Samael tomou Lilith como sua esposa depois que esta foi repudiada por Adão. Segundo o Rabi Eliezer, ele foi o encarregado de tentar Eva. Após seduzí-la e copular com ela, engendrou Caim.

Também é considerado o anjo que lutou com Jacó e o anjo que sustentou o braço de Abraão no momento do sacrifício de Isaque. Segundo a cabala é descrito como a "ira de Deus" e é considerado o quinto arcanjo do mundo de Briah. Foi o anjo guardião de Esaú e patrono do Império Romano.

Samael está também relacionado a todos os anjos da prostituição e da fornicação tais como: Eisheth Zenunium, Naamah y Agrat bat Mahlat, etc.

Samael corresponde a Sefirot Hod, significando "o mentiroso". Os demônios associados a ele são descritos como monstros amarelos com corpo de cachorro e cabeça de demônio. Hod também está associado ao racionalismo, ao intelectualismo e ao oculto. Assim sendo, Samael se converte no mentiroso, aquele que se utilizando de palavras inteligentes e racionais nega a existencia de Deus e de qualquer ser acima do EU.









Tradições Cristãs Gnósticas

Nas tradições cristãs de origem gnóstica (Evangelho Apócrifo de João) encontrado na Biblioteca de Nag Hamadi, Samael é o terceiro nome do demônio Demiurgo cujos outros nomes são: Yaldabaoth e Saclas. É neste contexto que o seu nome significa "deus-cego".  É retratado por uma serpente com rosto de leão e é filho do Eon Sophia contra a qual se rebela. No livro intitulado "As Origens do Mundo" que faz parte da mesma biblioteca, Samael também é chamado de Ariael.





A Biblioteca de Nag Hammadi  é uma coleção de textos gnósticos do cristianismo primitivo (período que vai da fundação até o Primeiro Concílio de Niceia em 325 d.C.) descoberta na região do Alto Egito,  perto da cidade de Nag Hammadi em 1945.







Tradições Cristãs Canônicas

Segundo as tradições cristãs canônicas, Samael era Lúcifer, o Arcanjo (Lucifer = Anjo de Luz), o anjo que estava mais próximo de Deus.




Ao querer usurpar o trono de Deus fazendo-se igual a ELE, reuniu um terço das milicias celestes e travou uma batalha com as hostes angélicas fiéis, sendo precipitado pelo arcanjo Miguel (cujo nome significa "Quem é como Deus?") no Hades (Inferno). Enquanto caia no Tártaro, Miguel e os anjos fiéis bradaram: Samael! Samael! Samael! aludindo a queda daquele que desejava ser como Deus mas havia se transformado em Satanás.




Samael segundo as referências Bíblicas


"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." (Isaías 14:12à14)

"Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos." (Apocalipse 12:7à9)



Ou seja, essas são as referências que encontramos sobre Samael nas escrituras, seja elas canônicas, gnósticas, católicas, o que seja.
Dizem que Samael é o "salvador" da humanidade, mas até agora o que temos são palavras de Vítor e de seus discípulos. Dizem que ele é um demônio que se levantou, mas só temos palavras e não evidências ou fatos. Ele não trouxe nada de novo, apenas plagiou livros e mais livros de ocultistas "perdidos" (segundo o próprio Vítor, essas pessoas não eram ocultistas decentes e estavam caminhando para o abismo).
Isso nos faz pensar que, se temos uma grande quantidade de pessoas a nosso serviço, temos também algum poder e influência política, assim pensou Constantino a algum tempo atrás.
Observando nosso colega Vítor Manoel Gomes, podemos concluir que com essa mistura incompatível ele tentou arrastar gregos e troianos, que o que importava eram os números de pessoas, e não suas salvações. Será que Vítor Manuel pensou como Constantino? Ou será que era por que o ocultista perdido era ele e não os outros que ele teve coragem de plagiar?
Seria interessante cada um fazer suas próprias análises, seus próprios estudos, não precisam acreditar em mim e nem em ninguém, apenas faça perguntas a si mesmo e busque suas próprias respostas.